terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mudanças no Dow Jones (set/12)

Por um indesculpável lapso meu, esqueci de escrever sobre a mudança na composição do Dow Jones Industrial Average, realizada em setembro de 2012.

Segundo o comunicado oficial, a Kraft Foods foi retirada do índice por conta do spin-off realizado na empresa em favor da UnitedHealth, empresa que recentemente comprou a brasileira Amil. A justificativa foi a de que a inclusão dessa empresa ajuda a aumentar a diversificação do índice ao mesmo tempo em que reflete a crescente importância dos gastos com saúde na economia americana.

Bons argumentos, mas o que muitos se perguntaram é: Por que não a Apple? Afinal, a empresa de tecnologia se tornou a mais valiosa do mundo, superando em muito a sua grande rival, a Microsoft, sendo hoje muito mais relevante do que a empresa de Bill Gates hoje em dia. Talvez a expressiva valorização da Apple nos últimos anos tenha desencorajado a inclusão da ação no índice, mas será que a escolha foi/deveria ser baseada nisso. Em todo caso, se a Apple não está no DJIA, azar do índice.

Com a entrada da UnitedHealth, o número de empresas que já fizeram parte do Dow Jones passa para 156.

Nenhum comentário:

Postar um comentário