terça-feira, 5 de junho de 2012

A semana (19/05-04/06)

Finanças
Vou de táxi? – Talvez retome o tema em texto mais longo, mas acho errado o tratamento dado pela depreciação e pelo custo de oportunidade em análises desse tipo. A análise deveria ser feita comparando o valor presente dos fluxos de caixa de seu utilizar o carro com o valor presente de utilizar taxi. Nem depreciação nem custo de oportunidade são fluxos de caixa, o que não significa que sejam insignificantes. O primeiro entra no preço de revenda do carro, supondo que haja uma troca de carro. Se a pessoa mantiver o carro para sempre, a depreciação será irrelevante. Claro que isso afeta outros custos, como a manutenção, mas esse custo já é considerado em várias das análises desse gênero e basta modelar corretamente esse custo. Se houver troca de carro, então haverá uma elevada saída de caixa (compra do carro novo) parcialmente reduzida pelo preço de venda do carro usado (que será uma fração depreciada do preço de compra). Já o custo de oportunidade entra na taxa de desconto utilizada para calcular os valores presentes.

Economia

The endangered public company e The big engine that couldn’t: Duas reportagens da The Economist sobre o ocaso das empresas de capital aberto nos EUA.

A espiral da competição – Interessante texto sobre a diferença salarial entre homens e mulheres.





Hayek's Gift – Novo vídeo Keynes vs. Hayek.

Dodd-Frank's Too-Big-to-Fail Dystopia – "Too big to fail" é um problema. Solução do governo: aumentar o número de instituições grandes demais para quebrar.

Greece's False Austerity – Governo grego impõe austeridade para o setor privado e continua com gastos inflados no setor público.


A Tutorial for the President on 'Profit Maximization' – Boa explicação sobre maximização de lucro à lá Michael Jensen.



Liberdades Individuais
Mantega dá um mês para bancos reduzirem juros em até 40% - Começa com os bancos, depois para as grandes empresas, depois para qualquer empresa até que o governo comande toda a economia. E por que se limitar à economia...?

Bloomberg Defends Move to Curb Big-Soda Sales – No Brasil, em breve. Aguarde.

O Brasil no caminho da servidão - e conduzido por um animador de circo – Excelente artigo que sinto que deveria ter sido escrito há muito tempo. De forma parecida, semanalmente eu cito notícias de novos ataques às liberdades individuais.

Off-topic

Nenhum comentário:

Postar um comentário