domingo, 24 de junho de 2012

A semana (18-24/06)

Finanças

Economia

Ministra quer mulheres em conselhos de empresas – “Equidade de gênero é considerada um fator fundamental para o desenvolvimento de uma economia sustentável” A reunião das melâncias está contaminada ainda pelos “doutores amebas”, que, convidados a falar sobre elefantes, falam um minuto de elefantes e aproveitam o ensejo para dedicar o resto do tempo às amebas que estão no corpo do animal. Bem que eu poderia ter ido palestrar sobre a importância dos blogs de Finanças na Sustentabilidade...






Controvérsia do Bolsa-Família e Criminalidade


Resposta de um dos autores do artigo


O Drukneynesian já fez o trabalho de resumir o debate que se seguiu na blogosfera, referenciando colocando diversas referências e aproveitou para dar a opinião dele. Alguns outros blogs voltaram ao assunto, especialmente Selva Brasilis e Cláudio Shikida, mas essa é uma coletânea bastante completa.

Frase da semana (e do debate): “Nunca brigue se o adversário estiver a mais de dois desvios de você em qualquer dimensão: conhecimento, ideologia, inteligência ou porte físico.” Leonardo Monastério.

A exemplo de grande parte dos envolvidos nessa discussão, eu não li o trabalho que originou a celeuma toda. O que posso dizer é que me parece que há algumas confusões nessa estória toda. Não me parece que os autores do artigo tenham apresentado o BF como a solução para todos os problemas e nem poderiam (o escopo do trabalho é limitado demais, com janela de tempo de 4 anos e com dados apenas de São Paulo), apenas apontam que, na margem, o programa pode ter um efeito benefício na criminalidade. Também não afirmaram que apenas isso explica a queda na criminalidade, havendo a possibilidade de outros fatores (como os apresentados por Azevedo) influenciarem a criminalidade e contrabalancearem o efeito do BF. E mesmo que se aponte o efeito negativo (em termos de sinal estatístico) do BF na criminalidade ainda há vasto espaço para críticas ao programa e para ser contra ele, já que sequer foi feita uma análise custo-benefício da medida. Que fique claro que essas são mais impressões do debate do que do artigo, que não li e admito isso.

Liberdades Individuais
MP derruba acordo sobre proibição de sacolinhas em SP – Os supermercados deixarem de distribuir sacolinhas plásticas é uma estupidez, mas obrigá-las a distribuir é pior. Não deveria ter lei nem proibindo nem exigindo, IMHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário