sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A semana (03-09/12)

Finanças

O passado joga a favor do rali de fim de ano – “Levantamento realizado pelo Valor Data mostra que, de 1968 (ano de início do Índice Bovespa) até 2010, ou seja, num período de 43 anos, em 31 deles o indicador encerrou o mês de dezembro em alta”. 1) Isso sem dolarizar o período pré-real. Dolarizando o período 1968-1994, foram 13 altas e 14 baixas. 2) Já escrevi aqui sobre o período do real. Atualizando para incluir 2010, o r-quadrado da análise sobre as médias mensais é de 2,26%, o r-quadrado da probabilidade de subir é de 1,47% e as duas análises falham no teste-F. 3) A média de dezembro no plano real só é estatisticamente superior às médias de junho e agosto. A diferença de médias com os demais meses não é diferente de nula. 4) São apenas 16 anos resultando em 16 dezembros. Não dá para tirar muita conclusão em cima disso.

Os 7 pecados capitais do investidor – Não costumo gostar desses textos-listas de “7 pecados do...” ou “10 mandamentos do...”, mas esse texto não é de todo mal. Pouco profundo, mas cita tópicos importantes. Dica: Contabilidade Financeira.

Economia

RIC 1527/2011 – “Solicita, por meio do Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Fazenda, o envio de pedido de informação ao presidente do Banco Central do Brasil sobre os procedimentos relativos à condução da política monetária no País”. Uma das coisas mais positivamente surpreendentes vindas da política. Provavelmente não vai dar em nada, mas seria ótimo alguém botar o elemento contra a parede.



Leituras para futuros textos

Nenhum comentário:

Postar um comentário