sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A semana (12-18/11)

Economia



Os Feios Também Amam – Estou lendo o livro de Hamermesh (Beauty Pays). Muito bom, até agora. Só espero que ele não proponha de verdade proteção legal para os feios.


Ibovespa
A Mundial já fez parte do Ibovespa, mesmo que apenas por quatro meses, na forma da Metalúrgica Abramo Eberle. Ver aqui, obrigado ao comentarista anônimo.

Pensamento mal humorado da semana
Harry Truman certa vez pediu um economista com apenas uma mão, referência ao “péssimo” hábito desses profissionais dizerem que “in one hand” uma coisa pode acontecer, mas “on the other hand” outra coisa pode acontecer. O meu descontentamento na verdade é com alguns blogueiros manetas que analisam uma (1) situação e acham que conseguiram, se não analisar todas as possibilidades imagináveis, o que seria impossível, mas um número suficiente de alternativas para poderem generalizar alguma conclusão. Uma ideia pode ser considerada boa quando contrastada com uma má ideia. O que costuma faltar é essa comparação que, quando feita, às vezes é feita sob bases incomparáveis.

Análise da semana
Na mesma linha, descobrimos que homens deixam de investir em ações em tempos de crise mais do que as mulheres. Além de ser citado apenas um (1) dado, a informação é a de que entre outubro de 2010 e outubro de 2011 a queda no número de homens investidores foi de 3,3% e das mulheres quase 5%. No ano, -3,95% homens e -2,77% mulheres. Para quem acha que um ou dois dados é suficiente para tirar alguma estatística significativa e criar alguma teoria, há um universo inteiro para se descobrir! A reportagem é boa, a explicação é plausível, mas permitam-me expressar aqui a minha rabugice, Não sei onde a repórter encontrou o dado para outubro de 2010, mas os dados anuais e o parcial de 2011 estão aqui (em Histórico Pessoas Físicas).

Leitura para futuros textos

Economic Enlightenment Revisited – Os autores revisitam o tema e eu, que comentei o artigo original, também o farei. Dica: Ordem Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário