sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A semana (22/10-28/10)

Economia




Quem ganha com a meia-entrada? Ótima análise sobre a política de meia-entrada. Alguns comentários meus sobre o assunto: 1) Se o objetivo é beneficiar pessoas de baixa renda, uma política melhor seria oferecer algum tipo de vale para esse público. Não estou dizendo que isso (subsídios para cinema, shows etc.) deveria ser feito, mas a meia-entrada para idosos e estudantes atingiria tanto o Joseph Safra e um estudante de faculdade que pague R$ 3 mil de mensalidade (que não obstante esse gasto, ainda tem renda mais do que suficiente para gastar) quanto um idoso que vive de salário mínimo da previdência pública e um estudante de escola pública. 2) Alguém poderia ler esse artigo e pensar que o problema não é a meia-entrada, e sim a liberdade do exibidor de definir preços. Controlando preços, beneficiaríamos a todos, essa mesma pessoa poderia pensar. Pela primeira lei do liberalismo, essa seria a consequência esperada de a discussão ser feita nesses termos. Qualquer livro-texto de Economia explica quais as consequências indesejadas do controle de preços (imposição de mínimos ou máximos).


Planalto teme derrota e retira aumento de impostos da MP do Brasil Maior – Os acréscimos absurdos da MP 540, comentados aqui na semana passada, foram retirados, aparentemente. Nada mais do que o bom senso.

Tweet da semana
@Pandemonico “No Brasil eu devo ter visto umas mil greves e protestos de esquerda. Quando tem 1 nos EUA a galera acha que la revolución chegou.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário