segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Retrospectiva

Na 200ª postagem, uma breve retrospectiva do que já foi publicado aqui.

Investimentos
Investidor Pessoa Física: Análise de diversos artigos, estudando vieses comportamentais desse tipo de investidor. Na minha opinião, o melhor texto aqui publicado.

Hipótese de mercados eficientes, texto geral e análise de artigo: Não é vilã da crise e muito menos uma ideia amplamente aceita e aplicada. Na verdade, a denominei de mais antipática das teorias de finanças.

Ouro, sem e com custos de transação: Bom para diminuir o risco da carteira, mas um pouco incômodo de se investir.

Ações nem sempre são melhores no longo prazo: Ainda devo uma abordagem mais rigorosa, até como uma homenagem ao finado Paul Samuelson.

Especulação: Uma boa análise do significado dessa palavra muito usada e pouco entendida.

Quem joga no mercado?: Artigo interessante sobre ações-loterias.

Ações pecadoras: Retorno esperado maior, mas maior risco também.

Índices Acionários
História do Ibovespa: Estou trabalhando em um texto ainda melhor, colocando todas as empresas que já fizeram parte do Ibovespa e o que aconteceu com cada uma.

História do Dow Jones Industrial Average

Valuation
Fundamentos de avaliação de empresas: Apenas o básico.

Avaliação Relativa (por múltiplos): Enganosa simplicidade.

Valor de mercado menor do que valor contábil: Pechincha? Não necessariamente.
.
βeta: O que é, exatamente? A principal idéia é a de risco incremental: o Beta é uma medida do quanto acrescentar determinada ação aumenta ou diminui o risco de uma carteira bem diversificada.

Origem do WACC: Ezra Solomon foi o primeiro a escrever sobre o WACC, sobre o conceito, a fórmula e quase criou a sigla. Além disso, para que serve e como não utilizar o WACC.

Opções e valor da empresa: Ter opções bastante negociadas aumenta o valor da empresa.

10 maneiras de gerar valor para o acionista: Análise de artigo da Harvard Business
Review.

Aspectos práticos
Reajuste de proventos: Para quem sempre quis saber como os dividendos são reajustados, ai está a resposta. Estou trabalhando em uma versão mais sintética de se ajustar uma série, sem ter que criar uma coluna para cada proventos.

Por que preço não pode ser negativo: Por causa da responsabilidade limitada.

Objetivo das empresas
Série de artigos analisando qual deveria ser o objetivo da empresa. Um ou vários? Acionistas ou “público amplo”? Irei ainda adicionar textos sobre o papel do Estado (o principal é corrigir falhas de mercado), sobre entidades sem fins lucrativos (estou com dificuldades na pesquisa) e visões alternativas (algumas, de mundos alternativos) sobre o que foi exposto ao longo dessa série.

Ver ainda esse artigo.

Livros
Investidor Inteligente: Tecnicamente obsoleto, mas, ainda assim, interessante.

Investment Fables: Interessante não tanto pelo conteúdo das análises, mas pelo método de análise, como o Investidor Inteligente.

201 errores en la valoración de empresas: Livro muito útil e extremamente divertido de se ler, para quem entende de valuation.

Lucro Sujo, falácias da direita, falácias da esquerda e busca psicopata pelo lucro: Texto interessante de um livro de Economia para não economistas de um não economista analisado por outro.

Crise
Bônus: Duas visões, uma mais geral e outra com base em dados empíricos. Considero a segunda abordagem a mais adequada.

IPOs
Siglas e termos de IPOs: Pela sigla, o preferível é usar IPO no feminino (a oferta pública inicial). Não confundir IPO com OPA: um é venda o outro é compra.

Informações das IPOs: Em constante atualização

Santander: Contrariamente ao que o resto do Universo acha, não considero a oferta pública feita pelo Santander em 2009 uma oferta inicial.

Curiosidades
Petrobras ou Petrobrás: Sem acento, conforme Estatuto Social da empresa.

Comportamento econômico das mulheres: Vários artigos comentados.

Futuro
Pretendo escrever para 2010:

Análise de uma carteira que investe apenas em IPOs para vender no primeiro dia

Acrescentar textos ao marcado “Objetivo das Empresas”.

Ações no longo prazo: Abordagem mais rigorosa de um tema já desenvolvido aqui. Inclui textos do Paul Samuelson. Pretendo incluir um comentário sobre a “superioridade moral” atribuída aos investidores de longo prazo.

Valor de Mercado vs Valor Contábil: Ou: por que o valor de uma empresa deriva das expectativas futuras, não do passado.

Todas as empresas do Ibovespa: Listagem de todas as empresas que já fizeram parte do Ibovespa e o que aconteceu com as que não estão mais no índice ou sequer listadas na BMF Bovespa.

Crise Financeira Global: Um texto sobre a crise financeira global, mais com links para outros textos meus ou de outros do que um texto próprio.

Salários e...: Comentário de vários artigos analisando o efeito de fatores como beleza, estatura e consumo de álcool com salários.

Literatura: O que alguns livros de ficção têm a ver com os assuntos aqui abordados? Já pensei em: Memórias do Subsolo (racionalidade), Um Conto de Natal (objetivo das empresas) e Fausto (valuation).

Resenha de livros: Pretendo escrever sobre os seguintes livros: Economia da Estratégia (informalmente conhecido como Besanko), livros de Valuation, Moderna Teoria das Carteiras, Espírito Animal (preciso ler ainda) e, com muitíssima sorte, Asset Pricing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário