segunda-feira, 23 de março de 2009

Por que reaplicar dividendos não aumenta o rendimento?

Um dos dogmas da riqueza eterna é a reaplicação de dividendos. Se você tem uma carteira de ações e vai reaplicando os dividendos você terá mais do que se não tivesse reinvestido os proventos. É a mágica dos juros compostos, dizem seus defensores.

Já tratei disso anteriormente. Conclui que é óbvio que você terá mais reinvestido do que se tivesse gasto o dividendo, que é a “premissa” mais comum da comparação descrita acima. Isso é análogo à seguinte situação: se eu colocar dinheiro no meu porquinho, terei mais dinheiro do que se não tivesse colocado.

Um argumento a favor da sublimidade da reaplicação de dividendos é a compra das ações a um preço menor. O preço ex-dividendo, o preço que começa a vigorar após a distribuição de dividendos (após a competência, não após o pagamento), é de fato menor. Mas só se teria rendimento superior com isso se esse preço fosse um preço menor do que deveria ser. Se o mercado precifica corretamente a ação, o preço ex-dividendo é o preço justo.

Suponha uma empresa na seguinte situação:
Dividendo no ano 0: 10
Crescimento dos dividendos: 5% a.a.
Taxa de desconto: 10%

O preço no ano 0, após a distribuição de dividendos, é de 10*1,05/(10%-5%) = 210, que é o valor presente dos dividendos futuros. A quantidade no exemplo é uma ação.

No ano 1, antes dos dividendos o preço é de 231 (rendimento de 10%, que é o custo de capital). Esse preço é o valor presente dos dividendos do ano 2 até o infinito, dado por 10*1,05*1,05/(10%-5%) igual a 220,5 mais o dividendo do ano 1 que é de 10,50. Após o dividendo, o preço passa a ser 220,5, que é o valor presente dos dividendos futuros ou o preço anterior (231) menos os dividendos (10,50).

Reaplicando os dividendos, compra-se 4,76 ações que, ao preço de 220,5, valem 231 (mesma riqueza que antes do dividendo). A figura abaixo resume o raciocínio:


“Ex-dividendo” é a situação em que se reaplicou os dividendos (aumentando a quantidade de ações) e o preço é o preço ex-dividendo.

“Com dividendo” é o preço ex-dividendo mais o dividendo com a quantidade de ações anterior.

"Antes do dividendo" é o preço “cheio” à quantidade anterior de ações.

A figura abaixo mostra porque vender antes do dividendo e recomprar mais barato não aumenta o rendimento (diminui se levar em conta a corretagem e os emolumentos). A situação é idêntica à apresentada anteriormente:



Uma objeção seria a de que o mercado não precifica corretamente a ação. Pode ser. Mas, nesse caso, o rendimento superior veio da exploração de uma falha do mercado, não da distribuição de dividendos.

Isso também mostra que, corretamente precificada, a ação rende o seu custo de capital, a taxa de desconto ao qual os fluxos de caixa são trazidos a valor presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário