segunda-feira, 16 de março de 2009

Capitalização Bursátil/PIB

Usa-se um indicador análogo ao P/L, mas para a economia como um todo. Consiste em dividir o valor de mercado das empresas (Capitalização Bursátil) pelo Produto Interno Bruto do país (VM/PIB).

Esse indicador possui algumas fraquezas fáceis de visualizar. Uma é a inconsistência: divide-se o valor de mercado de um grupo de empresas (por volta de 390 no dia 13/03/2009) pelo fluxo de caixa (por assim dizer) gerado por toda a economia (as 390 empresas mais milhares de outras, pelo lado da oferta). Outra é que pode variar muito sem que isso tenha a ver com mudanças no valor das empresas ou no PIB, e sim na mudança na quantidade de empresas (aberturas e fechamentos de capital).

Colocam esse indicador como “mais um para se ver”. Na verdade, havendo melhores indicadores, esses outros são indicadores para se ver e o indicador aqui discutido é para se ignorar. Uma relação Valor de Mercado das empresas/Lucro dessas empresas (P/L do mercado, como aqui calculado, no canto direito) é bem mais consistente. Uma relação Valor de Mercado das empresas/Patrimônio Líquido dessas empresas ou Q de Tobin para o mercado como um todo (Valor de Mercado/Valor de Reposição) também são bons.

Por fim, tal como com o P/L, não se pode dizer que uma baixa relação VM/PIB indique que as empresas estejam baratas. Pode ser que o risco tenha aumentando, que o crescimento tenha diminuído e que os fluxos de caixa atuais tenham diminuído. Isso já foi aqui discutido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário