quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

História do Ibovespa

Em outro texto, escrevi resumidamente sobre o Ibovespa. Agora, vou falar de algumas curiosidades sobre o índice. A fonte principal de informações é o site da Bovespa.

Foram aproximadamente 317 empresas que fizeram parte do Ibovespa. Da lista completa, exclui algumas duplas contagens que julguei redundante (recibos de Telebrás contam como Telebrás e Globo Cabo como Net, por exemplo), mas mantive algumas (Papel Simão e V C P; Telesp Celular, Telesp Celular Participações e Vivo). A Fibria e a Brasil Foods contam como continuação da V C P e da Sadia, respectivamente. A lista completa pode ser encontrada aqui.

A ação com maior peso após uma revisão periódica foi a Telebrás em Setembro de 1993, com 50,47% do índice. O maior peso das 10 maiores foi em Maio de 1993, totalizando 90,06%.

A tabela abaixo mostra as empresas que já foram as de maior peso do Ibovespa. Só conta a partir de Janeiro de 1980 porque só a partir dessa data estão disponibilizados os pesos de cada ação. Foram 6 empresas: Petrobras (atual, com 34 vezes no total), Telebrás (a recordista em vezes seguidas, 26, contando os recibos), Telemar, Paranapanema, Vale e Telesp. A Petrobras também é a única empresa que esteve sempre entre as 10 maiores (desde Janeiro de 1980).

Ativo;1ª vez; Número de vezes
Petrobras PN; Jan/80;12
Paranapanema PN; Jan/84; 9
Petrobras PN; Jan/87; 7
Paranapanema PN; Set/89; 5
Vale PN; Mai/81; 1
Telebras PN; Set/91; 22
TELEBR RCTB PN; Jan/99;1
TELES RCTB PN; Mai/99; 3
Telesp PN; Mai/00; 1
Petrobras PN; Set/00; 1
Telemar PN; Jan/01; 15
Petrobras PN; Jan/06; 14
Vale PNA; Set/10; 1*

TELEBR RCTB e TELES RCTB são recibos de ações que contam com as 12 empresas fruto da cisão da Telebrás. Na TELBR ainda havia ações da empresa que sobrou da Telebrás (ou seja, ações da atual TELB). No que escrevo abaixo, não considero que a atual Telebrás fez parte do Ibovespa (só o fez como parte da TELEBR RCTB).

Em oito ocasiões não houve modificação na carteira do Ibovespa. O maior período sem mudança foi de Maio de 2003 a Maio de 2004.

Seis empresas estiveram no primeiro Ibovespa e estão no índice hoje: Ambev (como Antártica), Duratex, Itaú (como Itaú América), Lojas Americanas, Souza Cruz e Vale. Dessas, apenas Ambev, Souza Cruz e Vale nunca saíram do Ibovespa. É possível ainda incluir a CPFL Energia através da Companhia Paulista de Força e Luz (uma de suas controladas).

Ações que entraram no Ibovespa uma vez (antes de 2000, para reduzir a lista) e nunca mais saíram, fora as já citadas acima: Aracruz (entrou em Janeiro/89), Bradesco (Jan/69), Banco do Brasil (Jan/69), Copel (Set/99), Eletrobras ON (Mai/94), Eletrobras PN (Mai/91), Eletropaulo (Set/97), Klabin (Set/86), Petrobras (Jan/69), CSN (Set/94), Transmissão Paulista (Set/99, desde a cisão da CESP), Usiminas PNA (Set/93) e V C P (Mai/95), sem contar as IPOs desde a Natura (nenhuma que está no índice hoje saiu por conta de baixa liquidez).

Três empresas entraram e saíram quatro vezes do índice: Acesita, Cica e Petróleo Ipiranga. A Cemig entrou quatro vezes e saiu três, já que continua no índice.

Empresas que muitos não sabem sequer que são empresas de capital aberto (hoje), mas já fizeram parte do Ibovespa no passado: Arthur Lange (ARLA), Azevedo (AZEV), Bardella (BDLL), Bic Monark (BMKS), Brasmotor (BMTO), Cacique (CIQU), Café Brasília (CAFE), Cia. Hering (HGTX), Cobrasma (CBMA), Const Adolpho Lindenberg (CALI), Construtora Beter (COBE), Contax (CTAX, cisão da Telemar), Docas (DOCA), Elekeiroz (ELEK), Eluma (ELUM), EMAE (EMAE), Eucatex (EUCA), Ferbasa (FESA), Fundição Tupy (TUPY), Geração Paranapanema (GEPA), Grazziotin (CGRA), Guararapes (GUAR), Inepar (INEP), Kepler Weber (KEPL), Eletropar (LIPR, na época Lightpar), Mangels (MGEL), Melhoramentos SP (MSPA), Mendes Jr. (MEND), Banco do Nordeste (BNBR), Nordon Met (NORD, hoje totalmente quebrada), Alfas (todos eles, com o nome Real “alguma coisa”), Semp (SEMP, fechou capital recentemente), Unipar (UNIP) e Usin C Pinto (UCOP).

Cito algumas empresas conhecidas que hoje não são muito líquidas: Aços Villares (AVIL), Estrela (ESTR), Iochpe-Maxion (MYPK, como Iochpe e como Massey Perkins), Metal Leve (LEVE) e Varig (VAGV).

Empresas conhecidas que estiveram no Ibovespa, mas não estão nem listadas hoje: Arno, Camargo Correa, Ericsson, Ford, Petróleo Ipiranga, Mesbla, Banco Nacional, Pirelli, Banco Real, Sharp, Sudameris, Transbrasil e White Martins.

Maiores altas e maiores baixas em um dia (plano real):



Fiz questão de colocar as tabelas lado a lado para observar que as maiores altas e as maiores baixas ocorrem em momentos próximos. A maior alta foi precedida pela 7ª maior baixa. A maior baixa foi sucedida pela 6ª maior alta. Os destaques de 2008 ocorreram no mesmo mês (Outubro), a 4ª maior alta e a 3ª maior baixa separadas por um dia.

As maiores altas e as maiores baixas ocorreram em mercados de baixa, conforme critério que eu defini antes. A exceção é a alta de 19/05/1994 (a 8ª maior). As maiores altas ocorreram no mês em que foi feito o fundo do movimento de baixa. As exceções são a 8ª maior alta (mercado de alta) e a 9ª (um mês antes do fundo). A maior alta é uma quase exceção, já que em Janeiro de 1999 foi feito um fundo duplo, ligeiramente acima da mínima de Setembro de 1998. Isso tudo considerando que Outubro de 2008 marcou a mínima do ciclo atual (se não for, teremos mais duas exceções, que invalidam a regra).

Atualizado em 09/09/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário