terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Bigorna de Ouro


Cristiano Ronaldo foi eleito o Bola de Ouro pela France Football (além de receber o prêmio da Fifa), Rogério Ceni recebeu a Bola de Ouro da Placar/ESPN e Slumdog Millionaire levou o Globo de Ouro de melhor filme (drama). Para o mercado acionário, criei o prêmio Bigorna de Ouro para as empresas que mais se dedicaram à destruição de valor.

São quatro categorias, sendo selecionadas as cinco maiores baixas percentuais no ano e, entre as finalistas, a vencedora é escolhida por algum critério que determine qual foi a perda de maior relevância. Os valores monetários estão expressos em milhares de reais, exceto os índices internacionais.

Para a categoria IPO, foram selecionadas as cinco maiores perdas relativas ao Ibovespa desde a abertura de capital das empresas. É calculada a taxa ao mês desde a abertura de capital e subtraída da taxa ao mês do Ibovespa no mesmo período. A vencedora é a empresa que fez a maior oferta entre as cinco. Nesse ano, a vencedora foi a MPX Energia.
Mas todas as outras também tiveram um desempenho baixista bastante impressionante.
-
Na categoria Índices Internacionais, foram escolhidas as cinco maiores baixas dentre os índices que eu acompanho e, dentre esses, o país vencedor foi o de maior PIB em 2007 (valores em paridade de poder de compra com o dólar, em milhões de dólares, fonte FMI). A vencedora foi a Ucrânia.


Menção honrosa para a Islândia. Até Novembro, a Islândia acumulava uma baixa de 89%. Parece até que não foi tão mal em Dezembro, indo de -89% para -94%, mas os números enganam: caiu 50% só em Dezembro.

Na categoria Ibovespa, que seleciona as cinco ações que constam no índice Ibovespa e que mais caíram (uma empresa só conta uma vez), o critério para definir o laureado é a perda de valor de mercado (usando dados ajustados para proventos). A vencedora desse ano foi a BMF Bovespa.


Uma observação: eu fiz o cálculo da desvalorização das ações da BMF Bovespa considerando que no começo do ano eram duas empresas, a BM&F e a Bovespa Holding. Usar como base o preço da BM&F só porque a relação de troca BMEF3 e BVMF3 foi de 1:1 é errado. Futuramente, posso mostrar como fiz esse cálculo. De qualquer maneira, a BVMF3 ficou classificada entre as cinco e levou o prêmio com folgas.

Por fim, a categoria Geral, onde são selecionadas as cinco maiores quedas dentre todas as ações listadas na Bovespa e o critério para determinar o vencedor é o mesmo da categoria Ibovespa, a perda de valor de mercado em valores monetários dentre as 5 finalistas. A vencedora foi a Inpar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário